Uma das bandeiras de campanha do então pré-candidato a deputado estadual, Chico Mendes (PSB) sobre a qual prestou entrevista por diversas vezes nas emissoras de rádio para falar do assunto, foi a utilização das águas do Rio São Francisco, aproveitando a boa nova que a chegada das águas trazia para a região.
O pré-candidato a deputado, chegou até a realizar uma audiência pública em São José de Piranhas para discutir a importância do bom aproveitamento das águas, demonstrando bastante interesse pela causa nobre.
Porém, o interesse de Chico Mendes parece que era mesmo os votos. Passada a eleição, mandato não mão, nenhuma ação efetiva para que os frutos da redenção fossem colhidos em forma de desenvolvimento, criação e geração de emprego, como no discurso pré-campanha.
Já se vão dois anos de mandato, e até agora a única graça do Chico foi mesmo a auto suficiência em água de forma abundante para o consumo humano e animal que a transposiçãop trouxe. Mas esse Chico é o São Francisco. O outro Chico, o Mendes, poderá até voltar a tocar no assunto após essa matéria. Ouvidos em escuta!