A coligação “MUDAR PARA CRESCER” que teve como candidatos a prefeito e vice Pablo Leitão e Nil Bráz, ambos pertencentes ao PSB, ingressou nesta segunda-feira (16) com uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) que pede a cassação dos mandatos de Corrinha Delfino (PP) e Cristiane Araújo (PP), por abuso de poder, e alegam que o prefeito do município de Cajazeiras, José Aldemir Meireles (PP) dentre outros, abusou da contratação de servidores por excepcional interesse público em ano eleitoral.
O partido parece que não parou para analisar, ou está muito mal assessorado, para não saber que o município de Cajazeiras realizou bem menos contratações do que o município de um dos seus principais membros na campanha desse ano, o prefeito Bal Lins da vizinha São José de Piranhas. Ora, basta fazer uma rápida pesquisa no SAGRES CIDADÃO, ferramenta de controle de gestão do TCE-PB (Tribunal de Contas do Estado da Paraíba) que lá está o município de São José de Piranhas em segundo lugar entre os municípios pertencentes a AMASP (Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano) que mais contrataram por excepcional interesse público em 2024. Foram mais de 630 contratações nessa categoria até a eleição, enquanto Cajazeiras realizou pouco mais de 430, ou seja, algo em torno de duzentas contratações a menos que Jatobá, município com cerca de 40 mil habitantes a menos que a terra do Padre Rolim.
Se o PSB quer cassar um mandato ganho nas urnas com mais 2,3 mil votos de maioria, está, então, abrindo um questionamento para que um dos seus prefeitos, Bal Lins, também possa perder o mandato em São José de Piranhas, onde o número de contratações é considerado muito fora do normal. Bom lembrar, que Nil Braz, candidata a vice na chapa socialista era secretária de ação social dessa mesma administração.
Outro ponto que chama mais atenção, é que Bal Lins é primo do líder das oposições em Cajazeiras, o deputado estadual Chico Mendes (PSB) e sucessor do parlamentar após sua renúncia para candidatar-se a Assembleia Legislativa. Será que o deputado sabe disso?
Portanto, nesse caso, o PSB pode está abrindo um leque de pedidos de cassação contra seus próprios prefeitos eleitos na região, já que são campeões de contratações por excepcional interesse público. O tiro, pode ter saído pela culatra.