Se os aliados de conveniência do governador João Azevedo (PSB) já se assustavam a cada especulação sobre a sua possível candidatura em 2026 ao Senado Federal, nesta sexta-feira (27) o próprio governador tratou de soltar um tiro de canhão nos corações temerosos. Em entrevista prestada a imprensa da capital, João Azevedo disse com todas as letras que ser candidato ao Senado era o seu Plano A, e que o PSB o estava o convocando para a disputa do cargo.
O governador adiantou ainda, que existe um desejo muito forte do governo federal em vê-lo em Brasília, para reforçar cada vez mais a bancada governista na casa.
A notícia trazida pelo chefe do executivo estadual cai como um balde de água fria sobre as cabeças daqueles que acreditavam em sua permanência no governo até o fim do mandato e abre um leque de incertezas para os que detém cargos no governo, e que poderão ter que buscar novos rumos a partir de abril de 2026.
Por outro lado, abre também um novo horizonte na política com a possível ascensão de Lucas Ribeiro ao posto de governador, gerando novos alinhamentos políticos em todo o estado, e reforçando as bases do PP (Partido Progressista)