A mudança de tom nas declarações do deputado estadual Chico Mendes (PSB) como aconteceu em entrevista ao programa Boca Quente na tarde desta segunda feira (30) segundo analistas, pode ter algumas vertentes interessantes que chamam a atenção. A primeira delas, é um discurso pacífico, apaziguador, tentando passar uma imagem diferente do político que sagazmente atacou a prefeita Corrinha Delfino (PP) a taxando, dentre outras coisas de ter falsificado um diploma. Por essa visão, Chico estaria tentando apagar a imagem que lhe foi reversa nas urnas, e que ainda pode lhe render desgaste político para 2026, dizem os analistas.
Outros pensam diferente. Chico Mendes estaria começando a sentir o peso da derrota na última eleição, e continuar com uma imagem de desagregador para o seu chefe o governador João Azevedo poderia lhe render, por exemplo, a perca da liderança na Assembleia Legislativa, o que para muitos é quase certa, além de outras vantagens.
Outra corrente de analistas acha que Chico, experiente, com bagagem política, estaria começando a vislumbrar um horizonte novo com a possibilidade cada vez mais nítida do seu “padrinho João” deixar o governo em abril de 2026 e Lucas Ribeiro assumir o governo do estado, e estar brigado com o grupo do governador substituto e com a prefeita do partido do chefe não seria uma boa ideia para Chico, que sabe muito bem o quanto a política é dinâmica, e bota dinâmica nisso.
Aguardemos então os próximos capítulos, os próximos pronunciamentos, a próxima eleição.