O grandioso carnaval promovido pela gestão municipal de Cajazeiras repercutiu em toda a Paraíba e em estados vizinhos, não somente pela magnitude do evento, que reuniu atrações de peso, mas também pelo alto grau de profissionalismo no planejamento e na realização da folia momesca cajazeirense.
Com apenas dois meses à frente do município, a prefeita Corrinha Delfino começou a cumprir o primeiro dos seus vários compromissos assumidos durante a sua campanha eleitoral, que era resgatar os grandes eventos do município, como o São João e o Carnaval, sem comprometer os serviços essenciais. E foi exatamente isso que a prefeita Corrinha fez. Pagou a folha de pessoal de fevereiro dentro do mês trabalhado e ainda presenteou Cajazeiras e o Sertão com um estrondoso carnaval, que a partir de agora passa a ser inserido oficialmente no calendário de turismo de eventos do estado como o maior e melhor carnaval da Paraíba.
Com este evento, a prefeita começa a imprimir a sua marca, não só como uma gestora eficaz, agora de dimensão estadual, mas também porque quebrou um paradigma enviesado reinante em Cajazeiras, de que não se poderia investir em festas populares sem afetar as finanças do município. Corrinha não atrasou a folha e nem precisou emitir cheques sem fundos para fornecedores. A receita adotada pela nova gestora é simples: um prévio e consistente planejamento, que produza projetos eficientes para buscar recursos em Brasília e estabelecer um amplo leque de parcerias público-privadas, para dar sustentabilidade financeira ao evento.
O sucesso do carnaval de Cajazeiras superou todos os prognósticos, desde a presença recorde de foliões no novo circuito da folia, aquecimento das vendas no comércio e de microempreendedores, além de uma ocupação média de 80% na rede hoteleira.
Com estes números avantajados, seria o turismo de eventos uma nova vocação econômica de Cajazeiras? Essa resposta veio na forma de um estudo denominado “Oportunidades, Desafios e Ações para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Eventos em Cajazeiras”, produzido no 1° Encontro de Turismo de Cajazeiras, promovido pela CDL de Cajazeiras e Sebrae.
Elaborado a partir de uma metodologia denominada “Escuta”, com representantes dos nove municípios polarizados por Cajazeiras presentes ao encontro, o estudo estabelece Diretrizes Gerais para orientar os gestores do território e de suas comunidades para um desenvolvimento com crescimento dos negócios relacionados ao setor de turismo e eventos.
Evidente que apenas o carnaval e as festas juninas não seriam suficientes para despertar uma nova vocação econômica em Cajazeiras. O estudo do Sebrae mostra claramente isso. A saída está no desenvolvimento sistêmico que envolva, como um todo, os municípios do território de Cajazeiras, que fomente o Turismo Sustentável, apoiando e estimulando festas populares, eventos de negócios, meio ambiente, culturais e religiosos.
Como prefeita do município âncora da região metropolitana do Sertão, caberá a Corrinha liderar este processo revolucionário de forma integrada e colaborativa, para despertar o Turismo Sustentável como uma nova vocação econômica.