20°C 34°C
Cajazeiras, PB
Publicidade

Júnior Araújo propõe isenção e anistia de IPVA para motocicletas de pescadores na Paraíba

De acordo com o parlamentar, a proposta tem como objetivo reduzir os custos operacionais da atividade pesqueira, garantindo melhores condições para que os pescadores possam se deslocar entre suas residências, colônias e pontos de comercialização dos pescados.

22/03/2025 às 21h34
Por: REDAÇÃO Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Júnior Araújo propõe isenção e anistia de IPVA para motocicletas de pescadores na Paraíba

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) apresentou à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o Projeto de Indicação 692/2024, solicitando ao governador João Azevêdo (PSB) a adoção de medidas para encaminhar um projeto de lei que conceda isenção e anistia do débito do IPVA de motocicletas pertencentes a pescadores cadastrados nas colônias de pesca do estado.

De acordo com o parlamentar, a proposta tem como objetivo reduzir os custos operacionais da atividade pesqueira, garantindo melhores condições para que os pescadores possam se deslocar entre suas residências, colônias e pontos de comercialização dos pescados. “A isenção do IPVA ajudará a baratear os custos da produção, estimulando o aumento da renda dos pescadores e assegurando a permanência deles nas colônias”, argumentou Júnior Araújo.

O deputado destacou ainda que a iniciativa pode contribuir para ampliar a produção e o consumo de pescados no estado, favorecendo a segurança alimentar da população, especialmente a de baixa renda. “Além de incentivar o setor pesqueiro, essa medida fortalece a economia local e garante maior acesso à proteína de qualidade na mesa das famílias paraibanas”, completou.

Atualmente, não há um levantamento oficial sobre o número total de colônias de pesca na Paraíba. No entanto, apenas no Sertão do estado, mais de 36 colônias, com cerca de 20 mil pescadores filiados, integram a Federação das Colônias de Pescadores e Aquicultores de Águas Interiores da Paraíba, criada em abril de 2023.

“Espero que esse projeto seja aprovado e beneficie diretamente os trabalhadores que dependem da pesca para sobreviver”, concluiu.

O dispositivo foi aprovado por unanimidade em plenário e segue para sanção do governador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias