18°C 35°C
Cajazeiras, PB
Publicidade

Academia Cajazeirense de Artes e Letras celebra seis anos com solenidade e reflexão sobre cultura

A solenidade foi conduzida pelo secretário-geral Christiano Moura

26/05/2025 às 21h05
Por: REDAÇÃO Fonte: Coisas de Cajazeiras
Compartilhe:
Academia Cajazeirense de Artes e Letras celebra seis anos com solenidade e reflexão sobre cultura

A Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) comemorou seus seis anos de fundação em uma solenidade festiva na noite deste sábado (24), no Barão Eventos & Recepções, no centro da cidade. Fundada em 24 de maio de 2019, a entidade reuniu membros e convidados para celebrar sua trajetória de promoção da arte, literatura e pensamento crítico na região.

A solenidade foi conduzida pelo secretário-geral Christiano Moura, que formou a mesa diretiva composta pela presidente Nadja Claudino, pela professora Lígia Calado (representando a Academia de Letras de Pombal), pelo professor José Antônio de Albuquerque, pelo Pe. Francivaldo do Nascimento Albuquerque e por Brankinha Abreu, secretária municipal do Meio Ambiente, que representou a prefeita Corrinha Delfino.

“A cultura é uma construção coletiva”

Em seu discurso, a presidente Nadja Claudino destacou o papel da Acal como espaço de reinvenção cultural e resistência“Celebramos hoje a história que nos trouxe até aqui, os sonhos que nos movem e a coragem que nos impulsiona. A cultura não é uma herança estática, mas uma construção coletiva, que se reinventa a cada gesto, a cada palavra”, afirmou.

Ela ainda reforçou o compromisso da entidade com a liberdade criativa e a diversidade, encerrando com uma reflexão sobre o significado da palavra “coragem” – do latim “cor” (coração) –, associando sua liderança a um ato de dedicação visceral à causa cultural.

Entre os acadêmicos presentes estavam Pepé Pires Ferreira, Rigonaldo Pereira, Lenilson Oliveira, Ubiratan Di Assis, Edna Cartaxo e Reudesman Lopes. Membros que não puderam comparecer enviaram justificativas por meio de comunicados ou pelo grupo interno da ACAL.

Após a cerimônia, os participantes desfrutaram de um coquetel acompanhado pelo som do músico Davi Mendes, encerrando a noite em clima de confraternização e celebração das letras e artes cajazeirenses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias