O deputado federal Wilson Santiago deu a deixa: o Republicanos quer ser protagonista em 2026, participar da chapa majoritária, mas também “não quer tirar o direito de ninguém”. Ou seja, faz sentido dizer que o partido não descarta apoiar uma candidatura natural à reeleição do vice-governador Lucas Ribeiro (PP).
A indicação de uma das vagas ao Senado já seria do partido. A primeira está reservada ao governador João Azevêdo (PSB), que não esconde a vontade de estar na disputa.
Quem acompanha política percebeu que, nos últimos dias, lideranças do Republicanos amenizaram o discurso sobre ser a cabeça de chapa.
A virada de chave pode ser percebida após reunião em Campina Grande, no último final de semana, entre os deputados Hugo Motta, Adriano Galdino, Felipe Leitão e Wilson Santiago com a presença do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, esse cada vez mais cotado para disputar a segunda vaga ao Senado ao lado de João Azevêdo.
Em entrevista à Arapuan FM, Wilson Santiago afirmou que o Republicanos quer ampliar a participação na chapa, agora com foco na vaga de vice. Antes, só falavam na cabeça de chapa e no Senado.
“O que houve, no momento, foi a manutenção desse acordo anteriormente existente. Agora, o partido busca ampliar essa participação já que tem vários pretendentes buscando também a vice”, disse explicando que a vaga de vice não estava no radar da legenda.
E emendou: “O partido quer ser protagonista da eleição, participar, mas também não quer tirar o direito de ninguém. Essa é uma coisa que ficou bem acordada. E nós iremos discutir. Aqui não existe imposição de nada. O que existe é um diálogo, um entendimento, procurando acomodar alguém que de fato irá somar cada vez mais na chapa com o objetivo de ganhar a eleição”.