16°C 34°C
Cajazeiras, PB
Publicidade

São José de Piranhas e Carrapateira são os municípios menos transparentes com os gastos públicos da AMASP, Cajazeiras é o mais transparente VEJA RANKING:

O presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz, endureceu o discurso contra os gestores que não estão atualizando o processo de transparência de suas gestões

16/07/2024 às 23h09 Atualizada em 21/07/2024 às 21h31
Por: REDAÇÃO Fonte: Blogdofurao.com.br
Compartilhe:
São José de Piranhas e Carrapateira são os municípios menos transparentes com os gastos públicos da AMASP, Cajazeiras é o mais transparente VEJA RANKING:

A transparência com os gastos públicos, é essencial para que uma administração possa manter os cidadãos do município cientes de como o dinheiro dos impostos cobrados estão sendo gastos, e uma forma de oferecer a população os dados necessários para que cada um possa se tornar um fiscal desses recursos.

O TCE-PB (Tribunal de Contas da Paraíba) criou a Turmalina, ferramenta de acompanhamento dos gastos públicos que faz e divulga um ranking dos municípios de acordo com os dados divulgados em seus portais de transparência.

Nesse aspecto, os municípios de Carrapateira e São José de Piranhas apresentam os piores índices de transparência entre os municípios amaspianos, ficando em última e penúltima posições, respectivamente, e 170º e 131º, entre os 223 do estado.

Em entrevista nesta segunda feira (16) a imprensa da capital, o presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz, endureceu o discurso contra os gestores que não estão atualizando o processo de transparência de suas gestões.  Ele também fez um alerta aos políticos.

“Até o fim desse mês quem não tiver atualizado terá as contas bloqueadas e para desbloquear terá que pagar uma multa. Nós já estamos notificando e alertando todos os gestores que não é programa de governo e sim uma obrigação constitucional”, disse Diniz.

Segundo Nominando, o TCE-PB tem investido em ferramentas de Inteligência Artificial (AI), como o robô turmalina que facilitará o acesso dos dados por parte da população. Para o presidente da Corte, os gestores devem entender que o fornecimento de dados é uma obrigação.

“Transparência não é programa de governo e, sim, uma obrigação constitucional. Está escrito na constituição que a sociedade que é detentora dos recursos públicos ela tem o legitimo direito de saber o que se faz com o seu dinheiro recolhido”, explicou.

 

Veja o ranking dos 15 municípios amaspianos:

 

Cajazeiras - 6º lugar

Crrapateira - 170º lugar

São José de Piranhas - 131º lugar

Monte Horebe - 115º lugar

São João do Rio do Peixe - 11º lugar

Bonito de Santa Fé - 36º lugar

Cachoeira dos Índios - 8º lugar

Santa Helena - 54º lugar

Bom Jesus - 7º lugar

Uiraúna - 121º lugar

Poço de José de Moura - 65º lugar

Joca Claudino - 73º lugar

Triunfo - 106º lugar

Bernardino Batista - 81º lugar

Poço Dantas - 120º lugar

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias