18°C 35°C
Cajazeiras, PB
Publicidade

OPINIÃO: De primo em primo, São José de Piranhas vai se transformando na mais nova oligarquia política do sertão, com possíveis tentáculos em Cajazeiras

O sertão, é marcado por diversas oligarquias políticas familiares

20/07/2024 às 22h49 Atualizada em 23/07/2024 às 14h13
Por: REDAÇÃO Fonte: Blogdofurao.com.br
Compartilhe:
OPINIÃO: De primo em primo, São José de Piranhas vai se transformando na mais nova oligarquia política do sertão, com possíveis tentáculos em Cajazeiras

De início era um projeto. Porém, passados quase oito anos, sinais do surgimento de uma nova oligarquia no sertão, estão no ar! Nesta sexta-feira (19) o grupo político situacionista do município de São José de Piranhas, bateu o martelo, e Ramon Brasil será mesmo o vice na chapa que tem o seu primo Bal Lins como candidato a prefeito. Bal, bom lembrar, assumiu a prefeitura após o seu outro primo, Chico Mendes, renunciar para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Nenhuma surpresa, até então, afinal, muito já se especulava sobre o nome de Ramon figurar como companheiro de Bal, formando uma chapa puramente familiar, assim como foi a chapa de situação na eleição de 2020 na cidade.

Desde que assumiu o poder em Jatobá, a família do AI tem sido protagonista na política local e, pelo jeito, vai ser difícil alguma outra família, ou político pensar em governar o município, dada a forma como veem direcionando as escolhas de nomes, com o critério familiar, e não de grupo. De primo, em primo, já se passaram oito anos, sem chances de outro nome fazer parte internamente da disputa, a não ser que seja “lá de nós”. Foi assim com Juninho Brasileiro, que até tentou se colocar como provável vice de Chico Mendes em 2020, mas, no final, prevaleceu o nome do primo Bal Lins na chapa. Agora, outro nome que surgia como possível candidato a vice, era o do vereador Milano Araújo, fiel e dedicado escudeiro de Chico e Bal, porém, no final, deu o primo Ramon na escolha, frustrando os sonhos políticos de Milano.

Mas Bal não terá direito a reeleição em 2028 caso ganhe em 2024! Sem problema, ele poderá convocar o primo Ramon para disputar a prefeitura na oportunidade. Caso ganhe o pleito, Ramon terá direito a reeleição, podendo escolher outros primos para vice e, em caso de nova vitória, já estaríamos falando de 2036, ou seja, doze anos de governo, com seis de Chico Mendes, 18 anos.

Mas não fica só por aí. Trazendo o tema para Cajazeiras, Chico Mendes é pré-candidato a prefeito; como atravessa uma situação complicada em relação a sua elegibilidade, poderá apontar o primo Marquinhos Campos como o seu candidato, embora, nos últimos dias, tenha surgido informações que o irmão do ex-deputado Jeová Campos buscará uma vaga na câmara municipal esse ano, o que para muitos não passa de desvio de foco. Mas, caso se concretize, sem problema de novo, Chico, nesse caso, poderá convocar a sua esposa, Nil Bráz para a disputa.

Como se vê, os tentáculos também podem chegar em Cajazeiras!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias