Desde que o Ministério Público pediu a impugnação do registro de candidatura do pré-candidato a prefeito de Cajazeiras, Chico Mendes (PSB) que uma pergunta ganhou mais notoriedade ainda. Os veículos de comunicação de Cajazeiras exigirão o registro deferido pela justiça eleitoral dos candidatos a prefeito (a) que forem participar dos debates eleitorais? Questiono, pois nas eleições de 2012, tivemos um caso emblemático na terra do Padre Rolim. Quem não lembra do candidato, que não podia ser candidato, participou de todos os debates, mas substituiu a sua candidatura pela esposa faltando 24 horas para a eleição? Lembram né! Então, não ouvimos, á época, nenhum plano, ideia ou proposta da candidata que o substituiu.
Naquele ano, o eleitor cajazeirense ficou confuso, sem entender direito em quem ia votar, pois o “candidato” que tinha plena consciência que não podia disputar a eleição manteve o nome até os últimos limites para induzir os eleitores a votar na esposa.
Passados doze anos do acontecimento, e com as regras eleitorais modificadas, tendo, agora, que o candidato em caso de inelegibilidade, substituir o nome 20 dias antes da eleição; esperamos que o eleitor cajazeirense não passe mais por isso.
Portanto, que os órgãos de comunicação possam aguardar os deferimentos por parte da justiça eleitoral, pelo menos na primeira instância e, só então, com os registros deferidos, o eleitor possa ouvir as propostas, ideias e planos dos verdadeiros candidatos (as). Só assim, estaremos evitando o constrangimento da eleição pretérita, que tanta confusão causou.
Segundo informações, o primeiro debate a ser realizado em Cajazeiras será o da TV Diário do Sertão, ainda sem data definida. Também deverão realizar debates, as rádios Patamuté FM e Difusora Rádio Cajazeiras AM, como também a rádio Arapuan FM.