O processo do pedido de registro de candidatura do pré-candidato a prefeito pelo grupo de oposição de Cajazeiras, Chico Mendes (PSB) já está concluso para decisão. Isso significa que o juiz eleitoral Dr. Macário Oliveira Júnior poderá se manifestar a qualquer momento sobre o indeferimento ou não do registro, que foi impugnado pelo Ministério Público, e pelos partidos PP e AVANTE.
Existe uma grande expectativa na cidade sobre o julgamento que poderá dar novos rumos ao pleito, podendo, em caso de indeferimento, Chico Mendes substituir seu nome, embora exista muitos que não acreditam, nem no indeferimento, nem na substituição.
Chico Mendes foi qualificado pelo MP como caso de prefeito itinerante (terceiro mandato) por ter sido eleito e reeleito nos anos de 2016 e 2020 em São José de Piranhas, caracterizando um terceiro mandato, caso viesse vencer a eleição em Cajazeiras.
O terceiro mandato é proibido pela legislação eleitoral brasileira, e foi ratificado recentemente pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) numa consulta feita pela deputada federal do estado do Sergipe Yandra Moura (UB) que relatou em questionamento oficial ao tribunal um caso idêntico ao de Chico Mendes, tendo resposta negativa da corte.
Outra expetativa dos eleitores de Cajazeiras é sobre qual seria a opção de Chico Mendes numa eventual substituição. Se Pablo Leitão (PSB) o seu pré-candidato a vice seria alçado a condição de candidato a prefeito, ou se Chico apostaria numa solução caseira, com os nomes de Nil Braz, sua esposa, ou Marquinhos Campos, seu primo, ambos do PSB.
As próximas horas serão de esclarecedoras sobre todas essas dúvidas, com a decisão do juiz eleitoral, aguardemos!