Uma nova etapa nas obras de reforma e modernização da barragem Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, localizada entre São José de Piranhas e Cajazeiras, foi iniciada com os testes nas comportas de fundo da barragem. A empresa responsável pela obra, realizou na última sexta-feira os primeiros testes com a liberação de água.
A substituição das antigas comportas de fundo, que estavam comprometidas pela ferrugem, é parte fundamental da revitalização da estrutura. Além da troca das comportas, a empresa também reforçou o pilar com colunas de concreto, modificando completamente a estrutura original. Para a realização desses trabalhos, foi construída uma parede dentro do açude, conhecida como ensecadeira.
As comportas de fundo desempenham um papel crucial na gestão das águas do açude. Elas são utilizadas para liberar água para o Rio Piranhas, que abastece a região de São Gonçalo, em Sousa, e segue para o Rio Grande do Norte, especialmente em períodos de baixo volume de água na barragem.
Além das comportas de fundo, outras melhorias foram realizadas:
A barragem Engenheiro Avidos desempenha um papel estratégico no projeto de transposição do Rio São Francisco – eixo Norte, sendo responsável pelo abastecimento de diversas cidades e comunidades da região. As obras de modernização e revitalização da barragem são de fundamental importância para garantir a segurança hídrica e o desenvolvimento socioeconômico da região.
As obras tiveram início em outubro de 2021, após a assinatura da Ordem de Serviço em maio do mesmo ano. O prazo inicial para conclusão dos trabalhos era junho de 2022, mas houve uma paralisação que atrasou o cronograma. O investimento é financiado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.