Os deputados estaduais aprovaram, na terça-feira (3), o pedido feito pela deputada Dra. Paula (Progressistas) ao governador João Azevêdo para que seja instalado, em Cajazeiras, o Programa Artesanato da Paraíba.
“Sem dúvidas, trata-se de uma ação importante e estratégica, que visa a geração de renda e desenvolvimento sustentável. Quanto mais visibilidade se der ao artesanato paraibano melhor para os nossos artesãos. Esse nosso pedido tem como objetivo garantir a melhoria das condições de exposição, a comercialização e vida, dos artesãos sertanejos e também preservar os aspectos culturais e ambientais do Estado”, disse Dra. Paula.
A parlamentar reforça que diversidade do artesanato do sertão paraibano é tão grande e vasto como o povo que ali vive. Em Cajazeiras e São João do Rio do Peixe, tem o destaque das louceiras de barro, que muito tem contribuído para eternização de uma cultura que remonta aos antigos quilombos.
“Destacando o artesanato em barro, também temos os entalhes em madeira, os objetos de palha de carnaúba, cestos trançados, bonecos e matérias em tecidos, bordado, tapeçaria, tecelagem, artigos em couro, e outros advindos de materiais reciclados”, destacou a deputada.
Para ela, artesanato paraibano é amplamente aceito e reconhecido, tanto dentro como fora do Estado, e mais que nunca se faz necessário reconhecer e valorizar os artesões, fomentar o empreendedorismo e estimular sua autonomia e independência, por toda a Paraíba, para que o artesanato seja reconhecido como setor econômico de grande importância cultural, que gera negócios, postos de trabalho e constitui fonte de renda.