O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Paraíba, indeferiu por unanimidade de votos proferidos (5x0) o registro de candidatura do deputado estadual Chico mendes (PSB) ao cargo de prefeito de Cajazeiras nas eleições de 06 de outubro. A decisão ocorreu durante a 83ª sessão ordinária da corte na tarde desta segunda-feira 09.
Houve ainda uma abstenção de voto por parte do desembargador Fábio Leandro, e a presidente do tribunal Dra. Agamenildes Dias, não votou em virtude do placar já está definido, o qual só faria em caso de voto de minerva.
Com o resultado acachapante, cabe ao impugnado buscar recurso junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) podendo, ainda, em caso de nova derrota, esticar a corda até o STF (Supremo Tribunal Federal) numa longa jornada que entraria provavelmente pelo ano de 2025.
Acontece que o prazo para substituição de candidaturas se encerra na próxima segunda feira (16) quando as coligações que por ventura precisem trocar os candidatos em função de morte, doença ou inelegibilidade, devem apresentar a justiça eleitoral esses pedidos.
E se paira uma dúvida na cabeça de Chico Mendes imagine na cabeça do eleitor com a situação. O fato é que, a 26 dias da eleição o indeferido terá que tomar uma decisão rápida, pois não dá mais manter o discurso de elegibilidade carregado até agora, e que caiu por terra com a decisão do TRE.
Vamos aguardar, até a próxima segunda deveremos saber qual o destino das oposições de Cajazeiras que sofreram um duríssimo golpe neta segunda.