O Blogdofurao, como forma de deixar os eleitores de Cajazeiras bem informados, buscou o voto do ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Ramos Tavares, que foi o relator na corte da consulta feita pela deputada Yandra Amaral Moura, que interrogou se era possível a candidatura de um prefeito que se reelegeu, e depois se desincompatibilizou do cargo para disputar uma vaga de deputado, e quer ser prefeito novamente em cidade diversa.
Como pode ser acompanhado no vídeo abaixo, a resposta do relator é clara e não deixa nenhuma dúvida que a legislação atual proíbe esse tipo de prática, despachando negativamente a consulta ora analisada.
Como existe por parte do grupo de oposição de Cajazeiras uma sinalização de recurso a esse mesmo tribunal, será dificílimo, que a corte revogue uma decisão unanime do TRE-PB que seguiu esse mesmo entendimento do ministro Ramos Tavares.
No TSE, a decisão dos ministros também foi unanime seguindo o voto do relator e respondendo negativamente a consulta da deputada.
O fato é que a data para substituição de candidaturas se encerra na próxima segunda-feira 16.
Veja o voto do relator da consulta no TSE ministro Ramos Tavares: